sexta-feira, 15 de julho de 2011

Drenagem Linfática Manual

A Drenagem Linfática Manual teve origem na Dinamarca, em 1932, fruto da iniciativa do casal fisioterapeuta, Emil e Estrid Vodder.
O método Vodder consiste num conjunto de manobras exercidas sobre o sistema linfático, com ritmo e velocidade lentas, através do qual os líquidos fluem e são drenados dos espaços intersticiais.
Esta técnica terapêutica, estudada cientificamente, aumenta a eficácia do funcionamento do sistema linfático e do tratamento de edemas em geral.

Algumas das principais indicações desta terapia são edemas da gravidez, pernas cansadas, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, regeneração tecidual (queimaduras, cicatrizes), transtornos vasculares periféricos (varizes, edema venoso postural), cefaleias, auxilio na desintoxicação (medicamentos, quimioterapia), fibromialgia, etc.

Fazer regularmente drenagem linfática manual constitui uma boa opção não só para eliminar toxinas e melhorar o sistema imunológico, mas também como medida preventiva.
Quanto mais cedo iniciar a sua prevenção melhor pois mais rapidamente obterá melhores resultados.